Gervásio Porphíria Nascimento – Presidente 1981/1982

19 - Gervásio Porphírio Nascimento

“Seu Gervásio”, como era mais conhecido, nasceu na cidade de Itabaiana, na Paraíba, e chegou em Sorocaba no início da década de 40, onde constituiu família. Casou-se com Bernadete, com quem teve um filho, Gervásio José do Nascimento. Após a separação, casou-se com Hildemir Leite Pegorelli, que já era mãe de Marcos Pegorelli Antunes e Márcia Pegorelli Antunes, crianças que acolheu como filhos, bem como, posteriormente, os netos Guilherme, Cristiane e Rafaella.

Foi um dos fundadores do MDB, único partido a que se filiou, elegendo-se vereador em 1963. Atuou ainda em mandatos seguidos até 1988, quando não se relegou. Voltou para a Câmara na eleição de 1992. Foi presidente da Câmara Municipal entre 1981 e 1982, época em que cuidou da transferência do Legislativo da Rua Sete de Setembro para o prédio na Rua Brigadeiro Tobias.

Consta que tinha um arquivo com 20 mil fichas de atendimento a munícipes, a maioria no desmembramento de plantas populares para famílias de baixa renda, segmento a que se dedicou como parlamentar. Faleceu no dia 2 de dezembro de 1996, vítima de complicações cardíacas.

voltar